Gosto muito de receber amigos em casa mas agora, com dois bebés, é preciso, mais do que nunca, fazer escolhas simples e práticas na hora de decidir qual a refeição a servir.
Ultimamente, tenho feito com alguma regularidade este "menu" Mexicano pois, para além de me dar pouco trabalho e ser económico, "enche o olho" dos convidados e proporciona momentos divertidos e descontraídos. O que mais poderíamos desejar, sobretudo em tempos de crise?
Menu mexicano
1. Entrada: Nachos
- Numa tigela, servir triângulos de milho (compro no Jumbo, da marca branca, na secção das batatas fritas. São bons e mais económicos).
Os triângulos podem, ou não, ser acompanhados com queijo derretido num fondue (cada pessoa põe nachos no seu prato e, por cima, deita o queijo).
2. Primeiro prato: Burritos
- Dispor tigelas na mesa (eu utilizo uma tábua redonda rotativa), cada uma delas contendo os seguintes alimentos: tiras de cebola crua, tomate cortado, alface picada, queijo ralado, chili (a receita é explicada a seguir) e molhos mexicanos (que compro já feitos, também de marca branca, no Jumbo);
- levar ao forno, mesmo antes de servir o jantar, as tortillas (compro já feitas) e dispô-las numa travessa;
- assim cada pessoa monta o seu burrito, colocando na sua tortilla os ingredientes a seu gosto e enrolando-a no final!
(esta foto foi retirada da internet pois, quando estamos todos à mesa, nunca me lembro de tirar fotografia aos burritos)
3.Segundo prato: Chili com arroz:
- Para o chili, fazer um refogado com alho, cebola e pimento (costumo usar pimento vermelho); acrescentar carne picada (misturo carne de vaca com carne de aves e calculo cerca de 100 g. por pessoa), louro, pimentão doce, pimenta, sal e um pouco de vinho branco. Deixar cozer e juntar feijão vermelho (por cada quatro pessoas ponho uma lata grande de feijão) e uma lata escorrida de milho cozido. Deixar cozer mais até o pimento ficar bem cozido (utilizo uma parte deste chili, numa tigela, para fazer os burritos).
Servir com arroz branco.
Servir com arroz branco.
Embora os nachos sejam uma entrada, como o ambiente em que sirvo estes jantares é bastante informal, cada pessoa serve-se do que quer, na ordem que preferir!
Para acompanhar não se esqueça da música mexicana e da tequila!
Em caso de dúvida, estou ao dispor!
Ana Rita Janeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário