sexta-feira, 4 de setembro de 2015

As minhas 8 tradições do dia de Aniversário

Não há tão especial como a festa de aniversário de uma criança!

Veja as minhas 8 Dicas para tornar este dia absolutamente inesquecível! 

(Este post foi escrito quando o meu piolho mais crescido ia fazer três anos).
 

O meu piolho mais crescido está quase a fazer três anos! Temos comemorado sempre este dia com uma grande festa mas este ano estou ainda mais empolgada pois sei que este aniversário vai começar a ter bastante significado na sua cabecinha!

Já devo ter "falado" nisso a propósito de outras ocasiões mas, de facto, a "construção de memórias" é das coisas a que eu dou mais importância na educação dos meus filhos!

Ao fim e ao cabo não é para menos... as "memórias" que temos da infância incluem as brincadeiras, os amigos, a família, os miminhos, aventuras, cheiros, sabores e tantas outras sensações! 

São essas memórias que os meus filhos vão levar para a sua vida adulta! Vão ser elas que os tornarão fortes e seguros pois as memórias são como as raízes de uma árvore. 

Eu sei que eles podem crescer muito, muito, muito pois vão ter raízes suficientemente fortes e grandes para permitir o seu crescimento e suportar o seu peso!

 Por tudo isto, tenho uma lista de tradições de aniversário. Algumas tradições já temos cumprido, outras vão começar este ano:

1- A Alvorada

Acordamos o meu filhote, no dia de aniversário, a cantar-lhe os parabéns (para ele começar o dia logo em grande ou pelo menos bem acordado!...). Este ano, a alvorada vai incluir balões.

2- Slide-show 





Todos os anos faço um slide show, no power point, com as fotografias do meu piolho no último ano. É super trabalhoso mas vale bem a pena pois para além de o exibir durante a festa (a família adora!), é algo que eu faço com toda a dedicação a pensar nos meus filhos que um dia, quando forem mais crescidos, vão poder ver a sua evolução, de ano para ano.

A apresentação vai mostrando o que o meu piolho fez ao longo do ano e é acompanhada de uma música que eu escolho com muito carinho. Gravo vezes sem conta os intervalos das imagens para coincidirem com os tempos da música.

Desta vez escolhi a música "Sueña", da Disney, da Banda sonora do filme "Corcunda de Notre Dame" que me leva mesmo às lágrimas. 

Como este ano o tema da festa são  os Little Einsteins (porque ele os adora), então as personagens e a nave vão aparecendo ao longo da apresentação.  

3- Jantar




Este ano, o piolho vai começar a escolher qual é a refeição que quer que a mamã faça para o jantar e embora a festa não coincida com o dia de anos, vamos ter um bolo muito simples com a vela para lhe cantarmos os parabéns.

4- A Caça ao Tesouro 

Esta ideia tirei-a da net e achei maravilhosa! No dia de aniversário, vamos esconder a prenda do meu piolho e vamos-lhe dar pistas para ele a descobrir.

5- Festa de Aniversário 



Sei que, ao longo da infância, os gostos e interesses do meu filho irão mudar, no entanto, farei sempre questão de comemorar o seu aniversário, ainda que a comemoração vá sofrendo metamorfoses.

Para já, ainda fazemos uma festa com muitos adultos. A decoração da festa obedece a um tema do agrado do meu filho (no primeiro ano, foi o tema dos palhaços, no segundo, tinha que ser o Mickey e este ano são os Little Einsteins).

Sou eu que faço todas as decorações, o convite e o bolo de aniversário e são todos alusivos ao tema da festa.




Como não pode deixar de ser, há muita comida. 

Sou eu a faço tudo por isso é tradição arrepender-me! A sorte é que tenho saído sempre viva da cozinha e, até à data, tenho conseguido sempre realizar todas "as missões impossíveis" que me proponho a concretizar (ainda que de forma inconsciente...).

Este ano, como o piolho já tem mais a noção de que vai ter uma festa de aniversário, vai almoçar com os avós para só ver a casa quando já estiver toda decorada.

6 - A coroa de aniversário

Fiz uma coroa (para o Dia de Reis) e vou ver se ele acha boa ideia usa-la do dia da festa.

7- O bolo de Aniversário



O bolo de aniversário é sempre alusivo ao tema da festa. 

Sempre que posso, tento enfeitar o bolo com bonecos que o meu piolho possa guardar e brincar com eles (ou seja, não são comestíveis). No ano passado, foi fácil... como o tema era o Mickey, fui à loja da Disney e comprei uma caixa com as personagens da "Casa do Mickey Mouse". 

No entanto, com "Os Little Eisnteins", a coisa complicou-se... Procurei, procurei e só encontrei as personagens à venda no Amazon mas achei o preço despropositado. 

Assim, optei por fazer eu mesma os quatro personagens em massa de moldar e depois pinteio-os. 
Ficaram bastante toscos mas... o que conta é a intenção! 

8-  Álbum/Caixa de Recordações

Tenho um álbum destinado a guardar fotos, convites e enfeites das festas de aniversário mas acho que vou completá-lo com uma caixa onde possa também guardar as velas e lembranças mais volumosas (quem quiser ter uma ideia de como fazer o álbum e a caixa, veja aqui).


A comemoração é "grandiosa" mas como sou eu a fazer tudo, fica bastante em conta (veja o meu post "7 Dicas para fazer uma festa de anos por menos de 50 euros").

E pronto... é tudo (e já não é pouco)! 

Espero que gostem das ideias!

Sem comentários:

Enviar um comentário