Olá amigos!!!
Ainda que goste muito de cozinhar e de grandes desafios, há poucos dias atrás, vi-me perante uma missão quase impossível mas que não podia recusar (aliás, até fui eu que me voluntariei): organizar, preparar e servir um cocktail para cerca de vinte pessoas.
Já tenho organizado festas para mais pessoas mas, geralmente, são amigos e por isso o ambiente é informal. Neste caso, teria de fazer uma comida mais minimalista, uma vez que se tratava de um cocktail para os Presidentes das Câmaras do Distrito de Évora. Além do mais... nada podia falhar!
Como queria ser eu a cozinhar tudo (menos a massa folhada) e a comida devia ser servida o mais fresca possível, a minha missão consistia em:
- Preparar quatro variedades de doces; quatro variedades de salgados e quatro sumos naturais para cerca de 20 pessoas, com o máximo de qualidade e sabor, em 18 horas, com um orçamento reduzido, um forno pequeno e sem ninguém para ajudar na cozinha nem para tomar conta de dois bebés traquinas (um deles que se empoleira nas minhas pernas a pedir colo, enquanto eu tento cozinhar).
Umas horas antes do início do cocktail, tinha que pegar nos bebés e na comida e levá-los para o local do evento.
Assim sendo e tendo em conta as limitações orçamentais e de tempo, resolvi preparar:
- pastelinhos de nata;
- cheesecakes de morango;
- mini tartes de amêndoa;
- profiteroles com calda de chocolate;
- tostas de baguete com patê de delicias do mar;
- mini pizzas de mozzarella;
- pãezinhos recheados de patê de chouriço e queijo;
- pãezinhos recheados com alheira e ovo de coderniz;
- sumo de morangos;
- sumo de abacaxi e ortelã;
- sumo de laranja;
- limonada.
Para os pãezinhos, utilizei a receita do pão que mudou a minha vida pois nunca falha! Primeiro fiz os pães, depois retirei-lhes o miolo, rechiei-os e só os levei novamente ao forno poucos minutos antes de os servir (para isso levei um forno para o local do cocktail).
O mesmo aconteceu com as mini pizzas. Utilizei a receita do pão que mudou a minha vida. Fiz pizzas pequeninas, levei-as ao forno alguns minutos, recheei-as e só as levei novamente ao forno antes de as servir.
Assim, o cheirinho que vinha do forno serviu para abrir o apetite aos convidados que elogiaram muito os docinhos, os salgados e os sumos, tudo caseiro!
Uf!!!... Missão cumprida!
Espero que a minha experiência sirva de inspiração para quem procure ideias para festas. Caso alguém tenha interesse em obter alguma destas receitas, basta enviar-me uma mensagem, que eu publicarei a receita.
E não se esqueça... não foi simples mas foi possível!
Sem comentários:
Enviar um comentário