segunda-feira, 22 de junho de 2015

7 Dicas Para Fazer Uma Festa de Aniversário Por Menos de 50 Euros (aproximadamente 175 reais)




Não há criança que não adore uma festa de aniversário! Aliás, aniversário infantil sem festa não vale!

Mas na hora da festa, não precisa de gastar muito dinheiro! Afinal, tal como aprendi na minha primeira aula de Economia "o dinheiro é um recurso escasso" e por isso, independentemente dos nossos recursos, se gastarmos mais num item, teremos, obrigatoriamente, menos dinheiro para gastar noutro. Por isso, resumindo e concluindo, o ideal é fazer uma grande festa sem gastar muito. Até porque as crianças precisam de pouco para se divertirem!

Desde que tenho os meus piolhos, tenho comemorado sempre os seus aniversários, tal como já referi no meu post Tradições do Dia de Aniversário. E a regra da poupança é sempre uma condicionante incontornável. Gosto muito de orçamentar tudo e de cumprir os orçamentos... talvez pudesse ter futuro como Ministra das Finanças, quem sabe!...

O meu orçamento costuma rondar os 50 euros (aproximadamente 175 reais), embora as nossas festas tenham sempre bastantes convidados (entre 15 e 30) e muita comida, para além dos convites e dos enfeites.
Como é possível? Deixo-lhe aqui algumas dicas essenciais:

1 - Escolha do local:
Claro que para não gastar mais de 50 euros, a festa nunca poderá ser num local pago. Ainda assim, poderá contar com várias opções.
Se o aniversário for na primavera, no verão ou no início do outono, poderá optar por fazer a festa num parque de merendas, num jardim, num parque infantil ou mesmo no quintal da sua casa ou da casa de um familiar simpático!



Num parque de merendas poderá usar as mesas que este dispõe mas, num jardim ou parque infantil poderá recorrer a mantas ou a uma mesa desmontável só para por a comida.



Se a festa ao ar livre não for uma opção, poderá realizá-la num pavilhão ou noutro espaço cedido gratuitamente pela câmara municipal, pela junta de freguesia, por um clube desportivo, por uma sociedade recreativa, por uma escola, etc. 
É uma questão de se informar com outras mães e de fazer a sua reserva com bastante antecedência!

Por último poderá sempre fazer a festa na sua casa (dentro de casa ou na garagem) ou na residência do tal parente simpático! Eu faço sempre as festas em casa. 
 É claro que dá muito mais trabalho se formos nós a fazer tudo mas também há outras vantagens para além da poupança:
- Ambiente acolhedor que crianças e adultos gostam;
- Não corre o risco de se desiludir com o serviço pois é você o responsável por tudo;
- As crianças são vigiadas por pessoas da sua confiança.

2- O bolo de aniversário:
Um inocente bolo de aniversário pode custar mais do que 50 euros!!! Hoje em dia existem bolos que são autenticas obras de arte e que valem com certeza cada cêntimo pago por eles mas a verdade é que, com um pouco de criatividade, poderá fazer um bolo que fará um enorme sucesso e que atrairá todas as atenções que ele merece sem que para isso tenha que gastar mais do que alguns euros.
Verdade se diga que, muitos dos bolos de aniversário comprados em pastelarias, são caros e nem sabem nada bem! Além do mais, os ingredientes utilizados na sua confeção são, não raras vezes, de qualidade duvidosa...
Um bolo caseiro tem mais qualidade e tem muito mais valor pois é feito por si, para o seu rebento!
Quanto à receita do bolo, quanto mais simples melhor!... Um bolo de iogurte ou um bolo de chocolate é o suficiente!
No que toca à decoração, o caso já muda de figura pois um bolo de aniversário quer-se especial e por isso deixo aqui algumas sugestões (umas minhas e outras não) para que se possa inspirar.













3 - O lanche:
O segredo de um lanche económico consiste na escolha certa do seu cardápio. 
Quando escolho os sumos, bolinhos, batatas fritas e outros salgados, opto sempre por marcas brancas pois, convenhamos, quando falamos de bebidas gaseificadas, doces e fritos, a diferença de qualidade não é significativa entre produtos de marca e produtos de marca branca! Não são certamente as nossas preocupações nutricionais que ditarão as nossas escolhas para festa de aniversário. O que importa é que estes dias sejam a excepção e não a regra!

Com antecedência, deverá escrever uma lista com as bebidas, os doces e os salgados que não poderão faltar na festa. Assim, deverá planear os gastos e, para gastar menos deverá evitar frangos assados, croquetes, rissóis e outros salgados e também miniaturas como pastelinhos de nata e outros.
Como alternativa mais em conta, existem aquelas caixinhas com biscoitos (no LIDL são bastante baratas), os pacotes de pipocas e todos aqueles salgados que as crianças adoram (batatas, triângulos, bolachinhas, etc). O salame também é económico e as crianças geralmente gostam.
Também não devem faltar as sandes de queijo e/ou fiambre e a gelatina caseira é uma boa opção que ainda por cima faz bem à saúde!
Claro que poderá cozinhar um sem fim de coisas deliciosas, originais, económicas e até saudáveis, como alternativa às opções mais óbvias e pouco nutritivas! É uma questão de tempo, de criatividade e de forças! Eu tenho a tradição, sobretudo, das mini pizzas, dos folhadinhos mistos e dos sumos caseiros!
É normal que os seus parentes e/ ou amigos mais chegados também queiram levar algum doce ou bolo feito por eles. É isso que eu acho encantador nas festas caseiras!

4 - A decoração:
A decoração da festa é aquilo que a torna especial! Mesmo que escolha um tema (como as princesas, o Mickey ou outro), há elementos que são transversais a todos: os balões, as fitas ou os arcos, são muito em conta e são essenciais. 
Se tiver possibilidade, compare os preços entre vendas online, grandes superfícies, lojas da especialidade e armazéns chineses para que assim possa fazer um bom negócio.
Muitos elementos para a decoração da mesa, paredes, etc,. pode procurar na internet e imprimir, de forma a não gastar dinheiro.
Eu tenho uma série de objetos que utilizo em quase todas as festas como a torre para cupcakes e os pratos, copos e talheres de melanina. Assim, evito ter de fazer esse gasto todos os anos, duas vezes!







5 - Como entreter as crianças:
É possível ter uma festa muito animada sem que para isso tenha de pagar a animadores. Só precisa de contar com a ajuda de alguns adultos para poder dividir tarefas. 
Deixo aqui algumas das atividades que eu e a minha irmã temos realizado nas festas dos nossos filhos:
- contar histórias;
- fazer pinturas faciais;
- jogo das cadeiras;
- caça ao tesouro;
- decoração de cupcakes;
- pintar desenhos;
- acertar com bolas no alvo (na festa dos piratas desenhei, numa cartolina, a cara de um pirata, cortei um circulo na boca e as crianças tinham que acertar no buraco com as bolas).
- jogo da cabra cega.

      


6 - As lembranças:
É sempre simpático oferecer uma lembrança a cada convidado. 
Os doces são a alternativa mais óbvia, sobretudo as gomas pois são económicas, apelativas e as crianças adoram! Poderá dividi-las em saquinhos e atá-los com fitinhas, podendo ou não personalizá-los com uma etiqueta.
Como o primeiro aniversário do meu piolho mais novo foi com o tema dos ursinhos, fiz bolachinhas de ursinhos para enfeitar a mesa e também para oferecer em pacotinhos. É uma ideia engraçada mas trabalhosa!






7 - O convite:
O convite será, porventura, a dica de poupança mais óbvia de todas. Hoje em dia, os convites são geralmente feitos no computador, recorrendo a programas para esse efeito e são enviados por mail ou então são impressos sem que isso acarrete praticamente nenhum custo. Se dispensarmos algum tempo, podemos fazer convites super originais, personalizados e engraçados!


   

  

  


E não stresse! É normal que, ao organizar e preparar a festa do seu piolho, não consiga fazer tudo como gostaria de fazer! 
É normal também que as coisas não fiquem tão perfeitas como gostaria! 
Há coisas que eu consigo atingir e há sempre outras que não consigo. No entanto, sinto-me sempre extremamente recompensada por viver tão intensamente estes momentos marcantes da vida dos meus filhos!


Sem comentários:

Enviar um comentário