sexta-feira, 3 de julho de 2015

O Arroz de Pato d`A Mulher Portuguesa! Descubra o que tem de especial!

Esta minha receita de Arroz de Pato é bastante tradicional mas tem uma particularidade que a distingue e que faz dela um sucesso. Veja a receita!

como fazer arroz de pato

Olá a todos! Depois do grande sucesso da minha receita de Bolo de Chocolate (receita convencional, para Bimby e para Yammi), estava-me mesmo a apetecer partilhar convosco a minha receita de Arroz de Pato.... 

Até porque, no dia em que fiz o bolo de chocolate para tirar as fotos para o blogue foi também o dia em que fiz o Arroz de Pato.... ah boas memórias!!!...

Para mim, o Arroz de Pato sabe a Portugal! Adoro porque é reconfortante! É mesmo comida para ser servida numa grande travessa com toda a família em torno da mesa!

O meu Arroz de Pato tem a particularidade de levar uma cama de couve. 
A couve é cozida com o pato e por isso fica macia e maravilhosa uma vez que absorve os sabores e a gordura do pato. O prato torna-se mais saudável, mais rico e mais surpreendente.

Quem já tem seguido algumas das receitas que publico já deve ter percebido que eu não sou de grandes complicações. Muito pelo contrário, tenho sempre em mente o lema de que "menos é mais" e por isso, procuro sempre simplificar as minhas receitas favoritas de modo a que elas sejam muito saborosas e ainda assim simples, saudáveis e rápidas (tanto quanto possível).

"A Mulher Portuguesa" é isso mesmo! Eu sei que há muitas mulheres (e homens também!... não me esqueci de vocês!) que, tal como eu, gostam (e têm) de cozinhar todos os dias.

A comida caseira é mais em conta e é, sobretudo, mais saudável que a de compra (desde que tenhamos certos cuidados).

Como sou mãe preocupo-me com a educação alimentar dos meus filhos e com a saúde de toda a família. 

Mas, ao mesmo tempo, tal como grande parte da população, também sou um bom garfo e adoro comer muito e bem. Então procuro sempre um equilíbrio. Ou seja, cozinho os pratos que gosto mas da forma mais saudável possível!

E é por isso que, nas minhas receitas, não há fritos, uso o azeite como única gordura (banha de porco... "vade retro satanás"!), raramente uso carnes vermelhas, não     uso caldos de compra nem temperos e molhos artificiais e só uso natas (raramente) em sobremesas.

Mesmo assim, ainda uso linguiça ou bacon mas em quantidades reduzidas (pois ainda não explorei bem outras alternativas...) Enfim, faz-se o que se pode!


Mas passemos então ao que interessa, ao Arroz de Pato!
Tenho um robot de cozinha mas para esta receita não tem grande utilidade. Por isso prefiro cozinhar de forma convencional!

Não uso panela de pressão (tenho medo de panelas de pressão e de bombas no geral...) e por isso o pato leva mais tempo a cozer mas, para os mais destemidos  (como a minha mãe, por exemplo), na panela de pressão, o pato leva cerca de metade do tempo a cozer.

Ingredientes (rende para 8/10 pessoas):


- 1 pato 

- 500 g. de arroz (uso o arroz agulha pois pretende-se que o arroz fique solto)

- 1 cenoura

- 1 cebola

- 5 dentes de alho

- 1 folha de louro

- 3 linguiças fininhas (eu prefiro sem picante)

- 1 colher de chá de açafrão

- 1 couve coração (uma pequena ou metade de uma maior)

- azeite para o arroz

- sal q.b.


Modo de Preparação:


- Ponha bastante água numa panela (de modo a cobrir, depois, o pato sem que entorne) e leve ao lume com sal,

- quando a água começar a ferver, ponha na panela o pato (se cortado em quatro, melhor), a cebola cortada ao meio e uma cenoura descascada inteira,

- o pato inteiro leva cerca de hora e meia a cozer,

- a meio da cozedura, acrescente uma linguiça, e, no final da cozedura, acrescente as folhas da couve (eu uso cerca de 10 folhas grandes, mais ou menos. Tape a panela com a tampa (as folhas levam mais ou menos 7 minutos a cozer mas, se se descuidar um pouco, não há crise!!),

- depois de tudo estar cozido, retire as folhas de couve e distribua-as na travessa de ir ao forno,


- retire o pato, a linguiça e a cenoura e deixe-os arrefecer, mas mantenha na panela a água da cozedura,

- quando arrefecer, desfie o pato e corte a linguiça e a cenoura em rodelas,


- entretanto comece a preparar o arroz: cubra o fundo de uma panela com azeite (cerca de 1 dl), acrescente os alhos picados, a folha de louro e as duas linguiças cortadas em rodelinhas,

- sem deixar fritar muito, acrescente o arroz, o sal e o açafrão e vá mexendo sempre, em lume brando, 

- entretanto, ligue o forno a 190º

- Quando o arroz começar a ficar translúcido, com um aspecto brilhante, comece a acrecentar água da cozedura do pato. Eu vou acrescentando cerca de meio litro de cada vez. Sempre que o arroz começa a perder o liquido, acrescento mais. Quando vejo que já está quase pronto, não acrescento mais liquido, reduzo o lume para o mínimo e ponho a tampa,

- com o arroz pronto e o pato desfiado, está na hora do forno!

- misture a cenoura e o pato desfiado com o arroz e deite tudo em cima da couve. Por cima do arroz, destríbua as rodelinas de linguiça,

- leve ao forno, 10 minutos para tostar o arroz.

E já está! Não é uma receita rápida devido ao tempo de cozedura do pato e ao tempo que se leva a desfiá-lo mas, em compensação, rende bastante.

Sabe maravilhosamente bem e a couve é uma surpresa bastante agradável que todos valorizam.

Experimente também e não se esqueça... apesar de tudo, É Simples!




Sem comentários:

Enviar um comentário