quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Festa de Halloween

Olá a todos!!!



No próximo sábado é noite de Halloween (estou a dar-vos essa informação no caso de ainda não estarem informados)!!!

Num post anterior já mencionei o quanto gosto desta festividade oriunda de tempos remotos, com raízes pagãs mas, ao que tudo indica, católicas também.

Pela sua associação à bruxaria e ao ocultismo, há quem rejeite o Halloween. Essa rejeição é ainda mais reforçada por aqueles que vêm a celebração do Halloween nas escolas e infantários como uma ameaça estrangeira à tradição portuguesa do peditório ritual do "Pão por Deus" no Dia de Todos os Santos.

Eu sou grande fã de todas todas as festividades e tradições que celebrem a Natureza e a chegada de novas estações e, se estudarmos um pouco sobre o assunto, rapidamente percebemos que essas celebrações, de origens pagãs estão fortemente relacionadas com as nossas próprias festividades religiosas.

Desde que casei que tenho o hábito de fazer festas de Halloween e agora com crianças é que tem mesmo graça fazê-las!

Este ano, estou a organizar uma festa de Halloween para os meus piolhos e para os coleguinhas da escola. Os colegas do piolho mais crescido têm andado doidos de volta de mim a fazer perguntas sobre a festa e a falar sobre o que se vão mascarar! Tem imensa graça vê-los tão empolgados e vou fazer tudo para não defraudar as suas expetativas!

Para quem adora estar no meio da criançada, não podia estar mais feliz! Nem sei quem está mais ansioso... se são eles, se sou eu!

A Festa de Halloween:

A festa vai durar cerca de duas horas e meia pois "a lei" das festas infantis determina que é essa a duração que uma festa deve ter. Nem mais, nem menos!

A minha sorte é que o meu marido alinha sempre nas minhas ideias (umas mais loucas que outras) e também vai fazer parte da "organização" da festa.

O Lanche:

Em princípio não vou cozinhar nada. A mesa vai estar cheia de todas aquelas coisas que a criançada adora: batatas fritas, pipocas, bolachinhas, todo o tipo de aperitivos, gomas "assustadoras" e claro... os sumos!









Decoração:

Todos os anos costumo comprar alguma coisa nova mas, como todos os enfeites de Halloween que adquiro são reutilizáveis e muito fáceis de guardar e de voltar a usar, para decorar a casa levo para aí... uns 5 minutos!

Este ano fiz uns morcegos e umas abóboras em esponja que me custaram menos de 2 euros. Podem ser usados vezes sem conta e são excelentes para decorar as janelas, as paredes ou a mesa da festa (num próximo post, vou-vos mostrar como os fiz).



Todos os anos tenho a tradição de fazer uma abóbora lanterna. Este ano já a comprei mas só mais perto da noite do Halloween é que a vou arranjar uma vez que, sendo "verdadeira", se começa a deteriorar.




Os elementos "chave" da decoração são sempre os morcegos, as abóboras e as aranhas.
Não sou muito apreciadora de enfeites assustadores...

A festa:

Para que a festa seja bem animada, para além da comida, não podem faltar:

- as músicas de Halloween

Estou a fazer uma seleção, na net, de músicas de Halloween infantis. Vai ser lindo ver aquele grupo de piolhos mascarados a dançar na festa!

- os jogos de Halloween

1- jogo das múmias 
Material necessário: dois rolos de papel higiénico
Formam-se algumas equipas. Cada equipa vai ter de enrolar, com um rolo de papel higiénico, um menino que vai ser a múmia.
Depois do rolo chegar ao fim, cada equipa tem que desenrolar a sua múmia.
 A primeira equipa a terminar, é a vencedora.



2- Jogo "Freeze"
Neste jogo, as crianças devem dançar ao som da música.
Quando a música pára e você disser "freeze", as crianças têm que "congelar" automaticamente.
A última criança a "congelar" tem que imitar um zombie, fingir que é uma múmia, rir como uma bruxa, uivar como um lobisomem, imitar um esqueleto a andar ou voar como um morcego.
Este jogo é muito divertido e não é necessário haver um vencedor.

3- jogo dos pinos 
Material necessário: 5 rolos de papel higiénico e algumas bolas
Não tem nada que saber. Basta distribuir os rolos em pirâmide, em cima de uma mesa. Cada criança, a uma determinada distância, tenta derrubar os rolos com as bolas. 



- uma história assustadora
Tive a pesquisar histórias de Halloween mas, como não encontrei nada que correspondesse àquilo que procurava, vou fazer a minha própria história de Halloween, em power point, própria para as idades da criançada (entre os 3 e os 5 anos).
Vou tentar partilhá-la convosco antes da festa mas não prometo nada... Wish me luck!

Outra regra importante: os adultos que vão estar presentes na festa também têm que se mascarar!

E pronto!... Não é preciso mais para que a festa seja um sucesso! O mais importante é haver mesmo boa disposição e isso posso garantir que vai haver de sobra!



Sem comentários:

Enviar um comentário