sexta-feira, 26 de julho de 2013

É Simples… Como fazer Tintas





Aqui está mais outra sugestão engraçada para realizarem com as vossas crianças. Eu já fiz e, definitivamente é para repetir muitas vezes!
Sei que estimular a criatividade e a imaginação através da expressão plástica é muito importante no desenvolvimento intelectual das crianças e é por isso que, com alguma regularidade, proporciono ao meu bebé de dois anos e meio a possibilidade de se expressar livremente através da pintura. Embora lhe vista uma bata de plástico e o esteja sempre a vigiar, a brincadeira normalmente termina numa grande confusão pois ele acaba sempre por querer mexer nas tintas com as mãos e pintar, de preferência, TUDO!
Ainda que as tintas que tenho em casa sejam próprias para crianças pequenas, são muito espessas e deixam nódoas difíceis de remover.

Uma vez que estas atividades de pintura não estavam a correr muito bem mas eu não queria desistir delas, pesquisei, pesquisei e encontrei uma receita para fazer tinta cujos ingredientes são:
-farinha (utilizei duas colheres de sopa)

-  sal fino (duas colheres de sopa)

- água (a suficiente para tornar a tinta liquida mas mantendo-a com alguma espessura)

 - corantes alimentares (conforme o número de gotas que se põe, assim se obtém tonalidades diferentes mas a embalagem que comprei, no supermercado, explica a quantidade necessária para se fazer diversas cores).

Também são necessárias tigelas para pôr as diferentes cores (eu utilizei tigelas de plástico do IKEA) e pincéis ou cotonetes para cada cor.

Achei muito bem! Entretanto experimentei e adorámos!

O meu filho divertiu-se muito a ajudar a fazer as cores e depois entreteve-se imenso tempo a pintar pois adorou ter tantas cores à escolha e poder utilizar os cotonetes em vez dos pincéis (e assim não é necessário ter uma série de pincéis)!


Como é da praxe, terminou a sessão a pintar a mesa com as mãos mas, tanto ele como a mesa, limparam-se muito bem e como esta tinta é feita com produtos alimentares, é muito mais natural!

O resultado final é original pois, depois de secar, a tinta ganha alguma textura.


Como ele ainda é bebé, o produto final adequa-se à sua idade, no entanto, dá para fazer trabalhos muito bonitos.

Escolhi uma das pinturas para emoldurar numa moldura super barata do IKEA (não ganho nada com a publicidade mas adoro o IKEA)  e assim, aproveitámos para oferecê-la aos avós, já que hoje é o DIA DOS AVÓS!
                                

Tanto quanto sei, é possível conservar as tintas mas eu optei por fazer pouca quantidade.
Experimente também!
E não se esqueça... é simples!
Ana Rita Janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário