terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Nélson Mandela: o Ultimo Líder Carismático


 
Nelson Mandela, líder histórico da África do Sul, foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid. A sua luta não-violenta, pela defesa dos direitos humanos fez dele uma das figuras mundiais mais importantes do século XX e, certamente, o último grande líder carismático, na verdadeira conceção do termo.

“Você não é amado por que é bom. Você é bom porque é amado!”

Esta é só uma, entre as muitas frases inspiradoras que Mandela deixou à humanidade como herança. “Você não é amado porque é bom. Você é bom porque é amado”…

Nelson Mandela esteve, efetivamente privado de liberdade, durante os 27 anos em que esteve preso. No entanto, a segregação da cidadania, da saúde, da educação e de outros serviços públicos, já privara, há muito, Mandela de viver, efetivamente em liberdade.

No entanto, Nelson Mandela converteu a opressão, a violência, a desigualdade, o desrespeito e a injustiça em perdão. O seu perdão individual transformou-se em rumo político. E foi assim que, essa atitude nobre e individual contagiou toda uma nação, mudou o seu destino e inspirou o mundo inteiro!

Essa semente de amor que germinou no coração de Madiba teve o poder de mudar o rumo da História e gerar uma espiral de amor, ao invés de uma espiral de violência de brancos contra negros e de negros contra negros.

É absolutamente extraordinário como alguém pode ter tanto amor para dar, mesmo aos seus agressores e opressores, quando a vida lhe trouxe tantas dificuldades e tantas perdas…

“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar a esperança onde há desespero”.

Todos nós conhecemos pessoas revoltadas e zangadas ora porque tiveram uma infância complicada, ora porque o país está em crise, ora porque não estão satisfeitas com o emprego que têm…

O que eu vejo é que as pessoas mais “revoltadas”, não desempenham, geralmente, qualquer papel cívico que possa fazer delas atores de mudança.

É bom não sermos passivos nem inconformados mas quando vejo o exemplo de Mandela, torna-se tão evidente o quanto essa postura difere de sermos pessoas zangadas, fatalistas e mal dizentes.

Devemos acreditar na mudança e contribuir para a mudança. Devemos saber amar antes de esperarmos ser amados. Não pode haver um mundo melhor se não acreditarmos, profundamente, que somos todos iguais e se não lutarmos por essa igualdade.

Nelson Mandela é inspiração bruta! A sua luz iluminou a vida de tanta gente e muitos mais irá, ainda, iluminar!

Ecoará no tempo, como mensagem de fé, a vida daquele que foi feliz por ser grande demais para odiar ou para invejar. Ficará na História a vida de quem mudou tantas vidas com o seu testemunho de amor!

Sem comentários:

Enviar um comentário