quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dicas sobre Saladas (para quem não gosta de saladas ou gosta assim-assim)!

As minhas refeições saudáveis de verão: Saladas


Olá a todos! 

Quem segue o meu blogue, já sabe de cor e salteado que me preocupo com a alimentação minha e da minha família, embora seja gulosa e comilona. 

O verão é uma altura do ano excelente para fazermos opções alimentares mais saudáveis pois as frutas da época são ótimas; não dá vontade de comer comidas "pesadas" e indigestas e, em contrapartida, apetece é comer e beber coisas frescas.

Ora aqui está então uma boa oportunidade para nos alimentarmos bem e já agora, para quem precisa, de perder peso!

Eu nunca fui muito amiga de saladas. Sempre pequei pela falta de originalidade e pela repetição dos mesmos ingredientes: alface, cebola, tomate e pouco mais que isto!... Quando descobri a rúcula foi a loucura total!!!
Sempre me centrei mais nas sopas em detrimento das saladas. No entanto, ambas são importantíssimas numa boa alimentação.

Felizmente, os meus conhecimentos foram-se alargando e hoje em dia faço saladas tão ricas e diversificadas que constituem cerca de 80% da refeição (o que o meu querido Dr. Oz recomenda vivamente).

Para tornar as saladas mais apetecíveis, para alem de usar todo o tipo de legumes e vegetais, acrescento:

- queijo feta esfarelado (compro sempre no LIDL onde é bom, bonito e barato)

- oleaginosas (nozes, amêndoas, pinhões, cajús, avelãs, etc...) e frutos secos

- azeitonas (as minhas azeitonas temperadas são maravilhosas!)

- fruta laminada 

- fruta desidratada

- cubos de pão torrado

- marinada (com ingredientes que variam mas que leva sempre, invariavelmente, azeite, vinagre, alho, um bocadinho de água e uma erva aromática)


Claro que o queijo, as oleaginosas e os frutos secos são usados com moderação, caso contrário, ficava com uma salada super calórica! No entanto, as oleaginosas são alimentos essenciais, dos melhores que podemos comer e que devem fazer parte da nossa alimentação diária, ainda que com alguma moderação.

Não acrescento, numa só salada, todos os ingredientes que listei. Vou variando... e as saladas tornam-se coloridas, divertidas e, mais importante que tudo... saborosas!

É importante dizer que NÃO ponho sal na salada e nunca uso molhos de compra! Ai, ai, ai!!!


Ah! A salada também é uma excelente forma de introduzirmos certos alimentos como couve roxa, pepino, pimento, rabanetes e todos aqueles vegetais que normalmente não comemos! No meio da confusão, ligam todos maravilhosamente!... É verdade!!!


Uma salada com tantos ingredientes, só vai precisar para a acompanhar, de um peixe ou de uma carne grelhados ou mesmo de uma omelete! Vai ver que fica super satisfeito e que vai gostar!

E ainda por cima... É Simples!!!















Sem comentários:

Enviar um comentário