Depois das férias, deixo-vos as minhas oito dicas para poupar no regresso à escola!
Olá a todos!
Então como foram essas férias?
Por aqui, a nossa rentrée foi bastante simpática! Já tínhamos um bocadinho de saudades da nossa casa e, desde que chegámos, temo-nos dedicado a uma série de atividades engraçadas...
Ontem à noite, por exemplo, fizemos um acampamento no quintal com direito a sessão de cinema, pipocas e tudo!
Todos adorámos e assim não custa tanto deixar as férias para trás!
Mas a verdade é que, para quem tem filhos em idade escolar, o regresso às aulas está mesmo aí e é tempo de ir começando a organizar tudo!
É um absurdo o que os pais têm de gastar todos os anos em manuais escolares... não faz sentido nenhum!
Em contrapartida, é de salutar a iniciativa de um número crescente de autarquias que oferecem os manuais escolares ou promovem a sua troca.
Contudo, o "sistema" está montado de forma a não facilitar o reaproveitamento de livros escolares.
Enfim... pode ser que um dia destes as coisas melhorem e nós deixemos de ser dos poucos países da Europa onde ainda é preciso comprar os manuais escolares durante a escolaridade obrigatória! (se tiver interesse, clique aqui, para ler mais sobre o assunto).
Mas para além dos livros, como toda a gente sabe, há um enorme apelo ao consumo associado ao regresso à escola...
Não há nada melhor do que conhecer ou reencontrar os colegas bem enfeitado com mochila nova, cadernos, estojo e dossiers novos e já agora, com muita roupinha a estrear... ah! e de preferência tudo de marca!
Os pais são pessoas adultas e por isso sabem (ou devem saber) até onde podem ir com os gastos.
É natural que os pais queiram ver os seus filhos felizes e motivados mas também toda a gente sabe que faz parte do papel de pai ensinar aos filhos que a aparência não é tudo e a verdade é que, mesmo que o seu filho seja aquele que todos invejam na escola por ter tudo do bom e do melhor, isso não é, nem por sombras, sinónimo de que venha a ter um futuro de sucesso.
Como em tudo, é preciso haver um equilíbrio e por isso, deixo-vos aqui algumas dicas para poupar que vos poderão ser úteis:
1 - Faça um orçamento para os gastos com material escolar e procure cumpri-lo. Esta é a minha melhor técnica de poupança pois assim há um controle dos gastos. Não há nada como um bom orçamento!
Para cumprir o orçamento, talvez possa comprar tudo o que os seus filhos querem, talvez eles tenham que fazer algumas opções ou talvez não possam mesmo comprar aquilo que gostariam. O orçamento o ditará!
2 - É mesmo muito importante, antes de ir às compras, inventariar o material escolar do ano anterior que pode ser reaproveitado de modo a evitar gastar dinheiro em coisas que não são necessárias.
3- Se recebe na sua caixa de correio os catálogos do regresso à escola das grandes superfícies, aproveite para comparar os preços.
4 - Quando pensar em comprar os manuais escolares, pondere a compra online ou em grandes superfícies que lhe oferecem descontos (para saber mais, veja este artigo)
5 - Vá ao site Reutilizar.org "movimento pela reutilização de livros escolares", onde poderá ficar a par de todos os bancos de recolha e partilha gratuita de livros escolares em todo o país.
6 - Peça sempre uma fatura do material escolar para poder deduzir estas despesas no seu próximo IRS.
Se comprar o material escolar numa grande superfície, o melhor é fazer esta compra em separado do resto das suas compras.
7 - Não tema a "marca branca"! Mesmo que a diferença entre dois artigos (um de marca branca e outro de uma marca conhecida) seja pequena, no final pode poupar bastante uma vez que estamos a falar de um volume considerável de compras.
8 - Seja criativo! Imprima os bonecos favoritos dos seus filhos e faça as suas próprias decorações. Assim, as crianças ficam felizes da vida e ainda por cima,constroem algo personalizado em família!
Como a dica número 8 é a minha favorita, vou partilhar convosco, no meu próximo post, alguns horários escolares que os vossos piolhos irão adorar!
Bom regresso às aulas!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário